sexta-feira, 26 de junho de 2009

Chamada Terças Clássicas

Terças Clássicas mostra em primeira audição “Concerto de Haydn” em Campinas





A Orquestra de Câmara Ars Musicalis, sob direção artística e regência do maestro Hermes Coelho, se apresentará no dia 30 de Junho de 2009, no teatro interno do Centro de Convivência Cultural, no Cambuí, dentro da série “Terças-Clássicas”, realizada desde 2007. O evento tem como objetivo a execução de obras orquestrais de todos os períodos, procurando difundir e fomentar a música orquestral principalmente ao público jovem.

O concerto terá como principal obra a apresentação do Concerto em Mi bemol maior, para Duas Trompas, atribuído ao compositor austríaco Joseph Haydn, que neste ano celebra 200 anos de sua morte. Esta obra terá a participação dos trompistas Rafael Proença e Denis Vieira, integrantes da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Será a primeira audição em Campinas deste concerto de Haydn. A programação contará ainda com a participação da soprano Marina Gabetta, interpretando canções e modinhas brasileiras, incluindo obras do compositor campineiro Carlos Gomes.

A programação trás ainda "Ipê Sorrindo", de Zoltan Paulinyi, composta em 2008, e apresentada pela primeira vez em Brasilia em dezembro do mesmo ano. A obra foi inspirada no texto "Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções" (Cânticos dos Cânticos 2.12).

Zoltan Paulinyi nasceu em 1977, é mineiro de Belo Horizonte. Atualmente é violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional em Brasilia. Atuou como spalla das orquestras de festivais de música de Juiz de Fora e de Brasilia; solista em orquestras internacionais. O reconhecimento de seu trabalho junto à crítica da imprensa veio através do Troféu Pró-Música "Prêmio de Revelação do ano de 1998" em Minas Gerais, além da vitória no Concurso Nacional de Goiânia em 2002.

A série musical de concertos apresentado pela orquestra teve início em 2004, através de um projeto organizado pela associação civil “Orquestra de Câmara e Coral Ars Musicalis”. Desde então, mantém uma intensa agenda de concertos pelo Estado de São Paulo, contando com apresentações também no Festival de Inverno de Vassouras e Mendes, municípios do Rio de Janeiro.

Em Campinas a organização desenvolve ainda a série “A Orquestra Vai à Escola: Clássicos de Jovem para Jovem”, levando a música ao público jovem das escolas públicas municipais e estaduais em Campinas e região. Este projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC 0810109, em fase de captação de recursos pela Lei Rouanet. Maiores informações sobre o projeto Ars Musicalis estão no blog http://arsmusicalis.blogspot.com.

Programa: Orquestra de Câmara Ars Musicalis Data: 30.6.2009
Horário: 20h
Local: Centro de Convivência Cultura Carlos Gomes – Rua Imprensa Fluminense, S//N – Cambuí.
Bilheteria: R$ 15,00 e R$ 7,50

Nenhum comentário: