Na programação de 17 de maio de 2011 - a Orquestra de Câmara Ars Musicalis contará com a participação especial da jovem flautista Rúbia Marcussi, de apenas 16 anos. A flautista mantém estudos regulares no Conservatório Carlos Gomes de Campinas. No concerto estará atuando ao lado de sua ex professora Nazareth Portugal.
- Antonio Vivaldi (1675-1741) Concerto para duas Flautas em Dó maior Op. 47 N. 2 RV 533
O concerto na tonalidade de Dó maior, foi escrito pelo compositor italiano Antonio Vivaldi que viveu de 1680 à 1743 no período denominado em música como barroco. A obra contém três movimentos, sendo o primeiro no andamento Allegro molto estruturado na forma do Concerto grosso, alternando momentos do tutti orquestral com soli. O segundo movimento, escrito em Largo, contrasta completamente com o andamento do primeiro. Há um belo diálogo entre os soli, com acompanhamento harmônico da orquestra, deixando sobressair a qualidade sonora do instrumento e a competência interpretativa das solistas. O terceiro e último movimento é um Allegro estruturado na forma Rondo que permite o retorno do tema principal por diversas vezes, sempre intercalando com um tema contrastante e variado. É uma obra leve, no caráter específico de Vivaldi que ecoará de forma maravilhosa na privilegiada acústica da Basílica de Campinas.
- E. Grieg (1843-1907) Suite Holberg
Obra composta em 1885 para celebrar o bicentenário de nascimento de Ludwig Holber, considerado o pai da literatura norueguesa. Como Holberg viveu na mesma época em que Vivaldi, o período barroco, o compositor norueguês Edward Grieg utilizou uma forma de composição nascida nesse período, a Suite, que é um conjunto de danças contrastantes entre si. Grieg apesar de utilizar uma forma antiga para expressar sua homenagem ao escritor, apresenta uma sonoridade característica do romantismo do final do Século 19. Explora a sonoridade dos instrumentos de forma maravilhosa e buscando a virtuosidade aliada a excelente orquestração. Um dos pontos marcantes dessa obra é a Aria, forma originalmente vocal mas que era utilizada para a escrita instrumental. Dentro da Suite, a Aria tem um caráter religioso e profundo sugerindo reflexão e instrospecção. No último movimento, Rigaudon música alegre e virtuosa, Grieg propoe um diálogo de dois solistas Violino e Viola com o Tutti orquestral, forma comum do concerto grosso.
Johann Christoph Friedrich Bach (1732-1795) Miserere
Encerrando o programa serão apresentados os coros do Miserere, composto por um dos filhos do famoso compositor Johann Sebastian Bach, com texto do salmo 51. A obra foi escrita no final do século XVIII e possui uma bela sonoridade, muito bem escrita para as vozes. Há contrastes importantes entre cada coro, procurando traduzir em música o significado das palavras. No último coro há um maravilhoso fugatto, estilo de escrita característico do período barroco, mas que influenciou a escrita musical até os dias atuais. Com o uso do contraponto, o compositor apresenta imitações entre as vozes, com entradas alternadas reforçando o caráter do texto.
Tradução dos coros:
1 - (Movimento 1) "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua beniginidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias."2 - (Movimento 4) "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me conheceu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria." 3 - (Movimento 7) "Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão."4 - (Movimento 12) "Então te agradarás de sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o altar."
Ótimo concerto a todos - Maestro Hermes Coelho