FESTIVAL DE MÚSICA SACRA

O concerto de abertura do IX Festival de Música Sacra de Campinas, realizado no dia 06.8.2011 nas dependências da Catedral Metropolitana de Campinas foi um grande sucesso em todos os sentidos. Público, qualidade musical e comovente fraternidade entre os participantes e amantes da boa música. O Collegium Vocale Campinas, conduzido pelo maestro Akira Kawamoto foi oi primeiro grupo a se apresentar trazendo a Messa di Gloria de G. Puccini, uma bela missa composta com o lirismo habitual desse importante compositor de óperas, que deixa verter toda sua genialidade com maravilhosas melodias. O grupo contou com a participação de um pequeno grupo instrumental que se apresentou de forma primorosa deixando as vozes brilharem e ressoarem pela nave da igreja.
Na sequência foi a vez do Madrigal In Casa, conduzido pela maestrina Beatriz Dokkedal que, a capella como sempre, com a notável e reconhecida sonoridade do grupo, arrebatou o público numa emanação de energias harmônicas com um colorido sonoro que encantou a todos. Dentre seu repertorio vale a pena ressaltar a última obra Locus Iste de Jorge Moreira, que numa sonoridade celestial e contando não só com a presença do compositor, mas com sua própria atuação no coro. Para fechar com chave de ouro essa noite de sucesso, contamos com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Barretos, sob direção do maestro Sérgio Oliveira, que juntamente com o Coral Coopercitrus-Credicitrus interpretaram a Missa da Coroação KV 317 em Dó maior de W.A. Mozart. Entre os solistas tivemos a beleza e a leveza da voz do tenor Job Vinci de São Paulo que juntamente com a soprano Andréia Balbino nos encantaram com seus timbres e qualidades técnicas vocais.





A Associação Orquestra e Coral Ars Musicalis, de Campinas, apresenta o IX Festival de Música Sacra de Campinas, sob direção artística e curadoria do maestro Hermes Coelho. Tendo sua primeira edição no ano de 2003, o festival tem se tornado um evento cultural tradicional na história de Campinas e conta com a participação dos principais grupos corais da cidade e da região, assim como com grupos instrumentais e orquestras sinfônicas e de câmara.

A edição 2011 contará com significativa programação, tendo uma ampliação no seu conteúdo oferecido. Além dos tradicionais concertos oferecidos na Catedral Metropolitana de Campinas, haverão palestras e recitais no Círculo Militar de Campinas e nas dependências do Campus Central da PUC-Campinas. Entre as obras a serem apresentadas há destaques para a Missa da Coroação e o Réquiem de Mozart, Messa di Gloria de Puccini. Confira a programação completa no blog http://arsmusicalis.blogspot.com

A Música Sacra é uma das mais ricas fontes de repertório coral de todos os tempos. Desde os primórdios da humanidade temos conhecimento da manifestação musical para celebrações e rituais à divindidade. Na era cristã, com o desenvolvimento da notação musical, a música sacra passou a ser a composição mais importante da idade média ao barroco. Neste período encontramos diversas manifestações, tais como: missas, motetos, oratórios, cantatas e hinos diversos. A partir do classicismo, com a ampliação de aspectos harmônicos, formais e o crescimento e melhoramento na qualidade dos instrumentos musicais, a música sacra tomou grandes proporções e invadiu as salas de concerto. Praticamente todos os grandes compositores, em algum momento dedicou-se à composição de obras sacras, mesmo que essa fosse utilizada em salas de concertos.

Com o objetivo de contribuir para a fomentação e divulgação da música coral na cidade de Campinas, assim como prestigiar e apoiar os grupos existentes é que chegamos à IX edição do Festival

Nenhum comentário: